A HBO Max junta-se ao Festival de Animação de Lisboa, MONSTRA, com a atribuição do Prémio Especial do Júri da Competição Vasco Granja

4 março 2024 - Ultima atualização 18 março 2024

Lisboa, 4 de março de 2024 – A HBO Max junta-se à 23ª edição da MONSTRA, Festival de Animação de Lisboa com a atribuição do Prémio Especial do Júri da Competição Vasco Granja

O melhor do cinema de animação mundial volta a conquistar a cidade de Lisboa, de 7 a 17 de março. Este ano sob o tema “Liberdade de Expressão”, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o festival apresenta cerca de 400 filmes, dos quais se distinguem 27 estreias mundiais, 24 internacionais e 143 nacionais. Também exposições, masterclasses, oficinas, partilhas e encontros integram os 11 dias de intensa e desafiante programação, na sua casa de sempre, o Cinema São Jorge, e ainda na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, no Cinema City Alvalade e no Cinema Fernando Lopes. 

Os filmes e séries selecionados para o Prémio da Competição Vasco Granja são os seguintes: 

PÁSCOA 

Num registo autobiográfico, baseado em factos reais, seguimos estrada fora com a família Ruivo até Castelo de Vide, palco da famosa chocalhada nocturna, na Páscoa. Mas nem tudo corre como o esperado. Ou talvez sim...  

SOMBRAS DA MANHà

"Passo a minha vida sentado, como um anjo nas mãos de um barbeiro." - Rimbaud. Considere-se a associação sugerida por uma barbearia, entre uma lâmina de barbear e uma caneta, o pincel de um pintor e um barbeiro, água, sangue e tinta. A maneira como o personagem principal vivencia coisas elementares. A luz que viaja pelo espaço habita o corpo, seus gestos, sensações e movimento.  

O CONTO DA RAPOSA  

Uma raposa esfomeada disputa pelo último bago no topo da árvore.  

A RAPARIGA DE OLHOS GRANDES E O RAPAZ DE PERNAS COMPRIDAS 

Esta é uma história de amor cheia de encontros e desencontros, na qual reside uma presença constante de uma busca incessante pelos relacionamentos de felicidade e autoestima entre os dois personagens.  

OLHA 

No processo de criação do argumento de um filme, dois argumentistas conjuram alguns dos seus fantasmas passados, presentes ou futuros, projetando as suas indecisões e diferenças na jornada dos personagens fictícios, possivelmente seus alter egos.  

A RAPARIGA QUE CAMINHAVA SOBRE A NEVE 

Num lugar distante, a mais triste das raparigas carrega dentro de si uma escuridão temida por todos. Com medo de que a sua melancolia contamine tudo ao seu redor, ela só ousa aventurar-se ao exterior quando neva, confiante de que o manto branco de pureza irá camuflar a sua tristeza.  

SOPA FRIA 

Uma mulher, vítima de violência doméstica, recorda os anos em que esteve casada e como foi difícil manter-se à tona.  

MOTUS 

Motus: um corpo em movimento. Uma animação stop-motion onde concepção, degradação e regeneração coabitam de maneira única. Uma criação numa chapa de metal usando etanol como matéria-prima.  

O ESTADO DE ALMA

Alma acorda todos os dias com uma nova condição, sofrendo as mais variadas transformações físicas que refletem os seus sentimentos de inadequação e a impedem de seguir uma rotina diária normal. A cada dia que passa, Alma sente-se gradualmente mais só e afastada de todos.  

QUASE ME LEMBRO 

Uma mulher deambula por entre a impermanência das suas memórias de infância, tentando reconstruir a história da casa onde viveu o seu avô.  

DE IMPERIO 

Durante uma noite tranquila, um grupo de fugitivos tenta encontrar o caminho para o centro do edifício, onde toda a resistência se está a juntar. Evitando a vigilância, eles passam pelas salas dos Gigantes e testemunham as suas rotinas macabras.  

Mais informações sobre estes títulos em: https://monstrafestival.com/pt/competicoes/vasco-granja/  

A destacar ainda nesta edição da Montra, o visionamento do primeiro episódio da segunda temporada de série de sucesso da Adult Swim, ROYAL CRACKERS, criada por Jason Ruiz e recentemente estreada na HBO Max.

Na segunda temporada de ROYAL CRACKERS, a história aprofunda os problemas paternos dos irmãos Stebe (Ruiz) e Theo (Santino), que são forçados a confrontar o passado sombrio do pai. Theo continua a lidar com as consequências da sua queda do estrelato e tenta navegar em direção à autoaceitação. Enquanto isso, o relacionamento altamente sexualmente carregado de Deb (St. Clair) e Stebe passa por desafios significativos, colocando o seu vínculo à prova. Matt (Flanagan) luta para se adaptar à escola e à família. Ao mesmo tempo, a empresa Royal Crackers tenta não apenas manter a relevância, mas também tornar-se no aperitivo mais popular em todo o mundo. 

Esta sessão especial terá lugar no dia 11 de março às 17h15 no Cinema São Jorge (sala 2)

Contactos

Elsa Marques

PR GuessTheChoice


Últimas notícias

Destaques de Abril HBO Max
27 de mar. de 2024